domingo, 2 de maio de 2010

Jantar de domingo




Essa receita é a ideal para quando tem pouca coisa na geladeira (o meu caso) e ou não teve tempo ou estava com aquela preguicinha básica de domingo para fazer feira. Você pode e deve adaptá-la, utilizando os temperos e as verduras que lhe apetecerem.
Rende 01 porção de, aproximadamente, 204,5kcal.

Refogado de frango com repolho e acelga

Ingredientes:

01 filé de frango cortado em cubos
03 folhas de repolho cortadas em fatias finas
01 folha de acelga cortada em fatias finas
01 colher (chá) de azeite extra-virgem
02 dentes de alho descascados e picados
02 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
Tempero alho e sal a gosto
03 colheres (chá) de cebolinha picada
03 colheres (chá) de salsinha picada (opcional)
1/2 colher (sopa) de molho shoyu
Orégano a gosto

Preparo

Com o fogo desligado, junte na panela o frango, o alho, a cebolinha, o pimentão, o azeite e o shoyu. Refogue em fogo baixo, com a panela tampada, por, aproximadamente, dois minutos. Acrescente o tempero. Assim que o frango estiver dourado acrescente o repolho, a acelga, a salsinha e o orégano. Refogue, ainda em fogo baixo, por 30 segundos (mais ou menos) e desligue o fogo.

Para complementar nada melhor do que mais salada. A receita a seguir foi uma adaptação das receitas de tomates ao forno e dos legumes assados, ambas exibidas pelo canal do Video Receita no You Tube. Rende 01 porção de, aproximadamente, 193 kcal.

Salada de forno

Você vai precisar de:

02 tomates bem maduros
01 batata pequena
1/2 pepino com casca
02 colheres (chá) de azeite extra-virgem
Sal e açúcar
Orégano a gosto

Como fazer:

Primeiro, corte os tomates ao meio e retire as sementes. Coloque de forma harmoniosa num refratário. Depois, descasque a batata, corte-a em rodelas e disponha no mesmo refratário. Corte o pepino em tiras e depois em cubos. Ajeite no refratário. Polvilhe orégano nos tomates, na batata e no pepino. À parte, faça uma mistura de 1 parte de açúcar com 2 partes de sal (eu usei 2 colheres de chá de sal para 1 colher de chá de açúcar) e salpique na batata, no pepino e nos tomates. Regue com azeite, cubra o refratário com papel alumínio e coloque no forno na temperatura média (entre 220 e 250 graus) por, mais ou menos, 20 minutos.

Mais tarde, acabei lanchando uma fatia de pão caseiro integral (que eu fiz domingo de manhã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário