quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dia das Mães em casa...


Nossa! O Dia das Mães foi igual o Natal: muita comida gostosa, doces, passeios no shopping...
Meu Deus do céu, eu tentei me controlar, mas, mesmo assim, eu tenho certeza que extrapolei nas calorias. Eliminei algumas das calorias extras com uma caminhada na pista de corrida do clube. Milkshake de baunilha; sanduíche de pão ciabatta com filé de boi, queijo prato e tomate; petit gateau; costela de porco assada; e muitos outros pratos deliciosos (e super calóricos).
Definitivamente, quando eu vou para a casa dos meus pais eu relaxo. Relaxo até demais e acabo comendo em excesso. Acho que isso é porque me sinto "reconfortada", com aquela sensação de "ufa, eu tô em casa", daí acabo abrindo exceções à minha dieta.
Bom, hoje eu comi pão integral (2 fatias) com uma fruta (maçã) no café-da-manhã. Lanchei 2 fatias de pão integral pela manhã. Almocei uma panqueca (receita sem ovo) com um filé de surubim grelhado. Mais tarde, lanchei de novo: uma fatia de pão integral e duas maçãs.
Agora, durante a noite, fiz outra receita de panqueca (massa sem ovo), só que essa deu mais certo do que a do almoço.


Panqueca de Forno ou Torta Simples

Ingredientes:

100ml de leite desnatado frio
02 colheres (sopa) de água
100g de farinha de trigo especial
02 colheres (chá) de fermento químico (comum, para bolos)
02 colheres (chá) de azeite de oliva extra-virgem
sal a gosto
01 colher (chá) de orégano (opcional)
02 colheres (chá) de linhaça (opcional)
02 colheres (chá) de raspas de limão sciciliano (opcional)

Preparo:

1)Primeiro, acenda o forno a 270-220 graus e deixe-o se aquecer enquanto você prepara a massa.
2)Numa tigela, misture o leite, a farinha de trigo, o orégano, o sal e a linhaça.
3) Observe a consistência e o aspecto da massa. Ela deve ficar bem lisa. Se você preferir, pode acrescentar a água na massa (se achar que a massa está muito fofa e quiser que fique mais líquida).
4) Incorpore delicadamente o fermento químico à massa.
5) Unte uma forma com azeite e enfarinhe.
6) Despeje a massa na forma e leve para assar:
* em forno pré-aquecido por, mais ou menos, 15-20 minutos na temperatura média-baixa (cerca de 220 graus), se você for utilizar essa massa como torta e dispuser o recheio em cima da massa;
*ou, em forno pré-aquecido por, mais ou menos, 2-3 minutos na temperatura média-baixa (cerca de 220 graus), se você optar por cozinhar só a panqueca.
7) Desenforme e sirva ainda quente.

Essa receita vai bem com salada de folhas e com alguma carne grelhada (peixe ou frango, de preferência). Eu comi com filé de surubim grelhado.
Se optar pela torta faça um recheio de sua preferência. Eu tinha 1/2 tomate e 1/2 berinjela. Daí, retirei as sementes do tomate e o cortei em cubinhos. Fatiei a berinjela em rodelas e dispus sobre a massa a berinjela e o tomate, salpiquei orégano e sal por cima e reguei com 01 colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem.
Fica aí a dica. O legal é usar um recheio que você goste e, de quebra, ainda aproveitar aquelas verduras que estão encalhadas na geladeira. Bom apetite!